terça-feira, junho 28, 2022
HomeNotíciasMercado de câmbio: Valdir Piran vislumbra formas de como começar a investir

Mercado de câmbio: Valdir Piran vislumbra formas de como começar a investir

Já ouviu falar no mercado cambial? Sabe como iniciar seus investimentos nele? O investidor Valdir Piran entende que o mercado de câmbio abarca negociações de moedas de diversos países, que passam a ser trocadas e comercializadas, com o fito do investidor proteger seu patrimônio, ou até mesmo conseguir lucrar mediante oscilação de taxa de câmbio. Pensando nisso e nas oportunidades proporcionadas por esse mercado, leia o artigo até o final e compreenda melhor o assunto.

Vamos entender primeiro como funciona esse mercado. O mercado de câmbio trata-se de um comércio monetário internacional, logo está ativo em quase todos os fusos horários, sendo disponível negociações 24 horas por dia. Para Valdir Piran, é importante entender que as moedas são negociadas aos pares, isto é, enquanto uma é a base, a outra serve de cotação. Vale mencionar que esse mercado é visto como muito volátil, logo as cotações oscilam frequentemente.

Também chamado de mercado de moedas estrangeiras, passa por variações constantes, todavia os lucros obtidos pelos investidores são potencializados, por conta dos riscos. Na concepção do empresário, o investimento do mercado de câmbio, seja em dólar ou euro, se torna muito viável, haja vista que essas moedas são mais valorizadas do que o real, e em um momento de crise econômica, muitos investidores ficam interessados.

Quais seriam os tipos de aplicações?

Caso você não saiba, são alguns dos investimentos possíveis: fundos cambiais, Forex, derivativos, ETFs dentre outros. Mas não basta saber os tipos, é importante que o investidor conheça cada um deles e além disso, saiba utilizar estratégia dentro do mercado cambial, de modo que os seus rendimentos sejam bem projetados. Assim, como assimila Valdir Piran, será necessário entender os riscos de queda no câmbio e suas tendências. Confira abaixo algumas dicas para ter sucesso nesse mercado:

Busque moedas estrangeiras fortes

Para que os riscos de queda sejam minimizados, é fundamental que você analise as moedas estrangeiras que possuem mais força dentro do mercado em prol da sua segurança e de uma maior rentabilidade. Sendo assim, realizando investimentos em moedas consideradas mais estáveis, você acaba protegendo seu dinheiro de uma possível desvalorização por conta da inflação, o que consequentemente faria com que a moeda sofresse queda no mercado.

Entenda os fundos de investimento

O que seriam os fundos de investimento? Na concepção de Valdir Piran, podem ser considerados veículos de investimento coletivo, que deve ser feito mediante gestão profissional, uma vez que é necessário que o investidor adquira cotas para participar desses fundos. Há dois tipos principais de fundos: cambiais, em que 80% do valor da carteira em ativos é aplicada e o fundo multimercado que investe de forma exclusiva em moedas estrangeiras.

Fique atento a legislação

Certamente, todo tipo de investimento possui negociações que seguem princípios legislativos, e para o mercado de câmbio não seria diferente. Dessa forma, Valdir Piran entende que esse mercado também passa por diversas mudanças em seu projeto de lei, para que as operações sejam feitas de forma segura. Vale ressaltar que esse mercado possui muitas restrições e que vem abrindo suas autorizações, principalmente para conta em dólar no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Popular posts