terça-feira, junho 28, 2022
HomeNotíciasSaiba quais são as principais características de um bom empreendedor

Saiba quais são as principais características de um bom empreendedor

O perfil de um bom empreendedor está além do envolvimento em seu papel como agente no desenvolvimento econômico da sociedade. Segundo o especialista financeiro Marcio Alaor de Araújo, existem uma série de características que constroem o perfil desses profissionais.

Contudo, para o empresário Marcio Alaor de Araújo, independente do desenvolvimento, ramo de atuação ou segmento da empresa, existem traços específicos do perfil empreendedor que devem ser considerados pelos profissionais como essenciais a serem aprimorados ou desenvolvidos.

  1. Iniciativa

Sair do comodismo e colocar as ideias em ação é a primeira característica do empreendedor. Marcio Alaor de Araújo comenta que, muito além de pensar em novas ideias, o bom empreendedor é aquele que está atento às oportunidades e as aproveita para colocá-las em prática. Pessoas com iniciativa possuem ao seu favor a habilidade de se prepararem, progredirem e inovarem mesmo em contextos desfavoráveis. 

  1. Persistência

Desistir depois de um fracasso não é uma característica do bom empreendedor. Para Marcio Alaor de Araújo, esse profissional deve aprender através da correção de seus erros. O caminho do sucesso é feito de experiências difíceis e de erros e, por isso, deve-se adquirir lições com esses tropeços para estabelecer novas metas, planos e realizar novas ações.

  1. Organização

O sucesso de um empreendedor também compreende a análise e monitoramento das informações de sua empresa. Marcio Alaor de Araújo reforça que é essencial que o empreendedor seja organizado, estando atento com seus resultados. Essa característica permeia as possibilidades de correção e melhoria dos negócios.

  1. Autoconfiança

A coragem é fundamental para começar, enquanto a confiança é necessária para manter a estabilidade dos negócios e seu posicionamento no mercado. Marcio Alaor de Araújo esclarece que o bom empreendedor consegue transmitir sua credibilidade aos clientes, fornecedores e parceiros.

  1. Liderança

O papel do líder é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa. O empresário Marcio Alaor de Araújo comenta que o bom empreendedor deve ter em mente que ser o líder de seus projetos e coordenar sua equipe é essencial para motivar o trabalho dos demais. 

  1. Capacitação

Buscar conhecimento e informações para se destacar em meio à concorrência é um diferencial para o empreendedor. Por isso, Marcio Alaor de Araújo reforça que é fundamental acompanhar as tendências, ampliar o conhecimento e capacitar-se profissionalmente para atuar de maneira mais adequada em sua área.

  1. Visão Empreendedora

Por fim, ter a chamada “visão empreendedora” é a capacidade de transformar qualquer ideia em negócio. Marcio Alaor de Araújo ressalta que esse é um verdadeiro diferencial para o perfil do empreendedor, pois se trata de uma mentalidade que age de maneira rápida e certeira. Isso, claro, quando há um bom planejamento. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Popular posts