terça-feira, junho 28, 2022
HomeNotíciasTrabalho em equipe na prática: saiba como desenvolver

Trabalho em equipe na prática: saiba como desenvolver

Alinhar habilidades, competências e interesses é parte de um líder responsável por lidar com uma equipe. Trabalhar diariamente com um grupo de pessoas diferentes pode ser uma tarefa muito difícil. No entanto, existem algumas técnicas trazidas pelo empresário Márcio Alaor de Araujo que podem tornar esse trabalho e o convívio com a equipe bastante agradáveis e estabelecer relações saudáveis no ambiente de trabalho. Acompanhe essas dicas:

Diálogo

É impossível que não haja diálogo quando se trata de um grupo de pessoas que trabalham juntas. Sobretudo se as tarefas dependem de uma ou mais pessoas ou se as decisões precisam ser tomadas em conjunto. O diálogo é um recurso fundamental para manter as relações saudáveis no ambiente de trabalho e para administrar melhor os possíveis conflitos oferecendo abertura para que todos possam se expressar plenamente.

Críticas

Ainda que sejam muito necessárias, as críticas podem provocar desastres irreparáveis se forem feitas da maneira errada ou recebidas da maneira errada, comenta Márcio Alaor de Araujo. Se uma das suas funções é supervisionar as tarefas de outros membros da equipe, as críticas devem ser feitas de modo a contribuir com o crescimento e a evolução dos outros.

Funções e objetivos

Para que a equipe realize um bom desempenho nas suas atividades e tarefas, é preciso que os objetivos estejam claros e as funções sejam bem determinadas e distribuídas. Os resultados são mais claros, rápidos e eficientes quando a equipe sabe em prol do que estão trabalhando e qual papel cada um desempenha dentro desse ambiente de trabalho. Portanto, tenha em mente suas metas e quais são as suas atividades.

Respeitar as diferenças

Dentro de uma equipe com muitos membros é comum que haja várias personalidades, opiniões e perfis de pessoas diferentes, comenta Márcio Alaor de Araujo. As empresas estão optando cada vez mais por selecionar pessoas diferentes a fim de que possam contribuir com perspectivas e opiniões diferentes acerca da mesma questão, proporcionando assim, mais possibilidades de soluções.

Avaliações

É importante que os colaboradores tenham um feedback periódico acerca do seu trabalho. Esse processo auxilia na orientação sobre os erros, correções e mostra que é possível encontrar meios de melhorar ainda mais o seu desempenho como profissional. Esperamos que essas dicas de Márcio Alaor de Araujo possam te ajudar a se relacionar melhor com a sua equipe e melhorar o desempenho tanto individual como em conjunto com as outras pessoas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Popular posts