terça-feira, junho 28, 2022
HomeNotíciasPromovendo discussões saudáveis no ambiente de trabalho

Promovendo discussões saudáveis no ambiente de trabalho

Já foi mais que comprovado que pessoas em um ambiente de trabalho sem conflitos conseguem atuar de maneira mais produtiva. O empresário Márcio Alaor de Araujo alerta que isso é um aspecto muito positivo desde que com o passar do tempo não altere a performance da equipe. Isso porque são dos atritos que surgem as ideias inovadoras. Vem saber mais sobre esse assunto.

É muito importante entender que a maneira como sua equipe interage entre si acaba acarretando impactos diretos nos negócios. Quando um grupo de pessoas trabalha junto por bastante tempo é normal que se ajustem ao padrão de comportamento uns dos outros, fazendo que os atritos sejam cada vez menores. Mas as discussões respeitosas e relevantes são muito importantes para o surgimento de boas ideias. Vem conferir como promover essas discussões:

Tenha um bom propósito

Para criar uma tensão em prol da produtividade é necessário que haja um propósito válido, comenta Márcio Alaor de Araujo. Seja sempre claro com sua equipe e explique que a forma como as coisas estão sendo feitas poderiam ser melhores e mais inovadoras. Peça sugestões sobre como desenvolver as tarefas de novas maneiras e sobre como alterar os meios de interação entre a equipe.

Incentive várias interpretações

É muito perigoso para as propostas inovadoras quando um grupo de pessoas enxerga dados e informações da mesma maneira. Pensando nisso, é importante sempre incentivar as pessoas a interpretarem os fatores de jeitos diferentes. Deixe claro que opiniões diferentes são enriquecedoras quando se trata de trabalho em equipe e principalmente, quando se trata de propor soluções inovadoras. 

Se atente ao comportamento das pessoas

Algumas pessoas, apesar de desenvolverem um excelente trabalho, não possuem muitas habilidades comunicativas e preferem não se expressar em alguns momentos. No entanto, outras pessoas são sempre as primeiras a dar suas opiniões durante reuniões e discussões de trabalho. É parte do trabalho do líder ou do gestor mapear esses comportamentos a fim de conhecer bem os integrantes da sua equipe, explica Márcio Alaor de Araujo.

Subverta os paradigmas

Complementando o tópico acima, após analisar e compreender esses padrões de comportamento dos integrantes da sua equipe, é preciso estudar os melhores meios de subvertê-los, explica Márcio Alaor de Araujo. Desse modo você consegue extrair o melhor de cada profissional. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a realmente promover discussões saudáveis e enriquecedoras entre sua equipe no seu ambiente de trabalho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Popular posts